Reclamar adianta - 05/02/2003

Este é o Disque Piropo de quarta-feira, cinco de fevereiro. Obrigado por estar conosco. Você está satisfeito com sua operadora de telefonia doméstica? E com as de longa distância? Contente? Se está, talvez seja a exceção que confirma a regra. Tanto assim que semana passada a Anatel, responsável pela fiscalização e controle da qualidade dos serviços das operadoras, aplicou uma multa de quatro milhões e novecentos mil reais à Embratel pelo não cumprimento de um dos indicadores de qualidade, no caso o número de contas erradas. Já a nossa bem conhecida Telemar, até setembro do ano passado, havia recebido um total de novecentos mil reais em multas da Anatel. A última foi de 55 mil reais por não conseguir cumprir a meta de reparo de telefones não residenciais em até oito horas. Aliás, a Telemar lidera fácil o grupo das operadoras com problemas de má qualidade dos serviços. E quando a Anatel detecta isso, multa sem dó nem piedade. Por isso a Telemar tem pavor da Anatel. Mas a Anatel só pode multar se tiver conhecimento do problema. E a Telemar, evidentemente, não tem interesse algum em informar. Portanto, informe você. Na verdade, na maioria dos casos nem é preciso informar. Basta informar que vai informar... Faça o seguinte: da próxima vez que ligar para a Telemar com alguma reclamação ou solicitação, peça ao atendente o número de registro. Ele é obrigado a fornecer. Depois, informe que se o problema não for resolvido em 24 horas, será levado ao conhecimento da Anatel. Se você fizer isso, a probabilidade de ser atendido nesse prazo é enorme. E, se não for, ligue para a Anatel, e comunique, fornecendo o número de registro. Daí para frente, diariamente, ligue para uma e para outra. Não costuma falhar. O telefone de reclamações da Anatel é 0800 33 2001. Anote e use. E se você não conseguiu anotar o telefone, espere o menu do Disque Piropo e solicite uma cópia deste boletim por correio eletrônico. Boa sorte e até o próximo DisquePiropo.