Selecionando tabelas - 14/02/2003

Este é o Disque Piropo de sexta-feira, catorze de fevereiro. Obrigado por estar conosco. A dica de hoje é sobre tabelas. Trabalhar com tabelas no Word é muito simples. Há um ícone na barra de ferramentas padrão para criá-las: basta clicar sobre ele, que como era de esperar tem a forma de uma tabela, e escolher o número de linhas e colunas arrastando o ponteiro do mouse no gráfico da janela que então se abre. Depois é entrar com os dados nas células. Acontece que, com a tabela já preenchida, por vezes é preciso fazer alguma alteração. E se a alteração abranger diversas células, basta selecioná-las em conjunto e aplicar a alteração uma única vez. Só e preciso saber como selecionar um conjunto de células. Para selecionar um grupo de células contíguas na mesma linha ou coluna, clique sobre a primeira e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste até a última. Isso funciona também se as células contíguas estiverem em mais de uma linha ou coluna: clique na célula de um dos vértices do retângulo formado por elas, mantenha o botão apertado e arraste até a célula do vértice oposto. Para selecionar uma linha inteira, mova o cursor do mouse para a esquerda até fora da margem do documento, pare em frente à linha e execute um único clique. Para selecionar diversas linhas adjacentes, faça o mesmo, clique e arraste. Para selecionar uma coluna inteira, mova o cursor para a linha que limita a parte superior da tabela. Quando seu aspecto mudar para o de uma seta larga, clique. Para selecionar diversas colunas, faça o mesmo, clique e arraste. Finalmente, para selecionar toda a tabela, mova o cursor do mouse para dentro da tabela, aperte a tecla Alt e execute um clique duplo. Se você achou que nessa dica tem informação demais e deseja recebê-la por correio eletrônico, espere o menu do Disque Piropo e solicite uma cópia deste boletim. Boa sorte e até o próximo DisquePiropo.