Inserindo comentários em Excel - 15/01/2003

Este é o Disque Piropo de quarta-feira, quinze de janeiro. Obrigado por estar conosco. Quem trabalha com Excel e recebe com freqüência arquivos desenvolvidos por terceiros sabe como é difícil entender certas operações engendradas pelo autor da planilha. E como seria interessante se ele tivesse deixado alguma pista ou instrução informando como aquilo foi feito. Isso não somente é útil para examinar planilhas alheias como também algumas planilhas antigas criadas por nós mesmos. Como foi mesmo que a gente chegou àquela fórmula? Pois bem: há em Excel uma função especial para resolver esse tipo de problema. Trata-se da inserção de comentário. Experimente: abra uma planilha, selecione uma célula qualquer, clique no menu "Inserir" e acione a opção "Comentário". Excel abre imediatamente uma caixa de entrada de texto com seu nome no topo, pronta para receber um comentário. Escreva ali o que desejar, geralmente uma explicação sobre como a fórmula foi criada ou como o dado foi obtido. Depois, clique em qualquer outra célula. A caixa desaparece e tudo o que se percebe é um discreto triângulo vermelho no canto da célula para indicar que ali há um comentário. Para ler o comentário, basta selecionar a célula. A função é tão útil que Excel criou um atalho para ela. Em vez de escolher a entrada "Comentário" do menu "Inserir", basta acionar a combinação de teclas Shift + F2. E se você não conseguiu anotar o procedimento ou as teclas de atalho, espere o menu do Disque Piropo e solicite uma cópia deste boletim por correio eletrônico. Boa sorte e até o próximo DisquePiropo.